Você esta aqui: Home

News

Tapioca: patrimônio gastronômico brasileiro

Chef Guga Rocha, especialista no assunto, conta a história e revela dicas para o preparo da tapioca

Típica do nordeste, queridinha das dietas, “the new bread”… A famosa tapioca vem conquistando os mais distintos paladares nos últimos anos. Para esclarecer todas as dúvidas e trazer diversas curiosidades sobre a goma de mandioca, chef Guga Rocha compartilha toda sua bagagem sobre o alimento que esteve presente em suas refeições desde a infância.

Muitos e muitos anos antes de cair nas graças das dietas, a tapioca conquistou o coração e o estômago dos portugueses que chegaram ao Brasil pouco após o descobrimento. Eles se encantaram com a goma que os índios extraíam da mandioca capaz de, muitas vezes, substituir a farinha de trigo. Esse hábito de consumo foi herdado, principalmente, pelas regiões norte e nordeste do Brasil. O processo de extração da mandioca resulta em dois insumos muito utilizados na culinária das regiões de cima do país: a conhecida goma que dá origem à tapioca e o tucupi, caldo amarelado que é utilizado no preparo de molhos. Ingredientes que são figurinhas carimbadas nos menus do chef.

Guga Rocha sempre foi um amante da tapioca e os reflexos dessa paixão vêm sendo estampados por toda sua trajetória. Guga faz questão de levar a culinária tropicalista, repleta de sabores brasileiros, mundo a fora e a tapioca é ingrediente que não pode faltar. Bali, Rússia, Canadá e França já foram palco de deliciosos preparos que levam a goma e o sucesso é garantido. “Pra mim é um dos alimentos mais brasileiros que existem. Além de ser uma delícia e totalmente versátil, carrega toda uma história do nosso país. Fica muito fácil conquistar os gringos assim.”, brinca o chef.  Em 2016, Guga assinou o cardápio da Tapioteca com recheios exclusivos e em agosto de 2018, foi convidado pela Electrolux à dar uma aula sobre o preparo da tapioca no Taste of São Paulo.

Para finalizar, o chef explica como extrair a fécula de mandioca para fazer o beiju de tapioca:

Lave as raízes da mandioca, descasque-a, e rale de forma bem fina, ou para facilitar, triture no liquidificador com bastante água até que cubra a mandioca. Coloque-a num pano bem limpo e esprema para tirar todo o suco. Deixe descansar de um dia para o outro para que o amido assente. Depois disso, passe numa peneira e voilà!

Sobre o Chef
Guga Rocha é, hoje em dia, um dos nomes mais celebrados da nova geração de chefs brasileiros e reconhecido mundialmente como chef tropicalista. Com experiências em mais de 38 países como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá, França e Rússia, Guga faz uma cozinha criativa, imprevisível, leve e rica em sabores. Tudo fruto de sua contínua pesquisa sobre a cultura nacional aliada a uma curiosidade pela diversidade e exotismo da gastronomia mundial.

Rua São Tomé, 119 l Conj. 41
04551.080 l Vila Olimpia
São Paulo - SP - Brasil
contato@mdassessoriacom.com.br

(+55 11) 3846.9094

Blank Agência Criativa