Você esta aqui: Home

News

Jóia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores assina projeto de revitalização do Muro da USP

A USP e a Prefeitura fecharam uma parceria para revitalizar a área na Cidade Universitária que prevê a demolição do muro que separa a Raia Olímpica da Marginal do Rio Pinheiros que será substituído POR UMA VITRINE DE VIDRO. Para realizar o projeto, o escritório de arquitetura e design Jóia Bergamo é responsável pelo projeto de revitalização da área da Raia Olímpica da USP em São Paulo.

O projeto, denominado como “Projeto do Muro de Vidro na Raia Olímpica da USP” foi apresentado na última quarta-feira, dia 19 de juho, em coletiva de imprensa aberta na Prefeitura de São Paulo.

foto raia (1)

A partir de setembro, a gestão João Doria pretende começar ESTÁ obra que substituirá os 2,2 quilômetros de concreto por uma parede de vidro. A entrega da obra está prevista para 25 de janeiro de 2018, no aniversário da cidade. “A ideia do projeto é estabelecer uma fronteira visual renovada na marginal. Sem dúvida um novo olhar da cidade. A nova empreitada vai permitir visualizar toda a Raia e parte da Universidade para quem está passando pela região. Uma beleza sem igual e que por mais de 20 anos está encoberta pela atual parede de concreto” declara Jóia Bergamo.

As placas de vidro temperado, doados pela Guardian, são totalmente recicláveis, tem 2,40 metros, cada módulo, e no total da área de 2,2 quilômetros serão usadas 129 módulos (91). O beneficiamento do vidro é feito pela Tempermax. O uso de vidro temperado é 5 vezes mais resistente que o vidro comum, por isso é considerado muito mais seguro e usado em construções modernas e inteligentes. O novo painel terá uma base de concreto de 1 metro de altura e uma parede transparente de mais 3,1 metros. O vidro temperado exibirá 10 milímetros de espessura e trará a proteção de uma película de proteção antirreflexo, que deixará a estrutura cinco vezes mais resistente do que o para-brisa de um carro. E se houver um acidente e o vidro quebrar ela fica preso na película

foto raia (2)

Uma película de segurança também será aplicada no vidro para dar mais resistência e em caso de alguma avaria, a película mantém o vidro no lugar sem se romper, além disso, ela possui propriedades de aumentar resistência, pressão e tensão.  A acústica se mantém igual ou até superior ao muro que existe atualmente.  Todas as especificações do vidro a ser utilizado estão dentro das normas brasileiras de acordo com a ABNT e NBR e resiste a pressão do vento no local, segundo o laudo da Ci&Lab.

Para a estrutura, serão utilizadas barras de alumínio anodizado, doadas pela Votorantim/ CBA, material totalmente reciclado, resistente à corrosão e não exige manutenção e possui longa vida útil. O beneficiamento alumínio é da empresa.

A iluminação será feita em Led, ecologicamente correta por não possuir metais pesados como chumbo e mercúrio, garante até 80% do custo de energia e ainda longa vida útil. Aqui, o fornecimento de cabeamento da iluminação Led será feito pela GCL Brasil e o projeto de iluminação por Frances Alves.

Este projeto é inédito no Brasil, sem dúvida deixará um legado para a cidade de São Paulo e humanizará a região, trazendo o verde para a paisagem cotidiana da Marginal Pinheiros. O efeito antistress, para quem passa diariamente pela região de alto tráfego, será amenizado pela paisagem, tornando muito mais leve e sustentável a proposta do projeto.

“Com baixa manutenção, a parede de vidro sem dúvida vai agradar muito a população de uma metrópole como São Paulo que tem necessidade de conviver muito mais com o verde. Beleza e sustentabilidade fazem parte deste projeto icônico para a cidade”, finaliza Jóia Bergamo.

RAIA_OLIMPICA_USP_01

O projeto foi doado pela designer de interiores Jóia Bergamo e a obra será integralmente custeada pela iniciativa privada. Todas as empresas envolvidas entraram de coração doando 100% dos seus produtos/serviços e do seu apoio ao projeto e fazendo diversas reuniões para a viabilidade deste projeto. A verba para a obra será doada pela Prevent Sênior e o projeto civil e metálico pela empresa Estrutec Engenharia.

Veja a apresentação em vídeo do projeto:

 

EMPRESAS DOADORAS:

Projeto e gerenciamento – Joia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores
Projeto e paisagismo – Farah Service
Projeto de iluminação – Frances Alves
Projeto e laudo vidros – CI&LAB
Projeto civil e metálico – Estrutec Engenharia
Fornecimento de Iluminação Led com instalação – GCL Brasil
Sondagem STP – Falcão Bauer
Fornecimento Alumínio – Votorantim / CBA
Fornecimento Vidro – Guardian
Beneficiamento Vidro – Tempermax
Vídeo Animado e Imagens – Magna Studio
Estudo estrutura – Itamaracá
Apoio marketing e contatos – Ângelo Derenze D&D
Investimento para Obra – Prevent Sênior

Confira algumas fotos da coletiva:

 

Rua São Tomé, 119 l Conj. 41
04551.080 l Vila Olimpia
São Paulo - SP - Brasil
contato@mdassessoriacom.com.br

(+55 11) 3846.9094

Blank Agência Criativa